segunda-feira, fevereiro 25, 2008

 
'Sonhem, ainda que o sonho pareça impossível...
Suportem a dor, ainda que esta pareça insuportável...
Lutem, ainda que o inimigo pareça invencível...
Corram para onde o bravo não ousa ir...
Transformem o mal em bem, ainda que seja necessário caminhar mil milhas...
Amem o puro e inocente, ainda que seja inexistente...
E no final alcançarão aquela estrela, embora esta pareça inalcançável'
Daisaku Ikeda

domingo, fevereiro 24, 2008

 

MARCHA PACÍFICA DE PROTESTO - 10 Março - Não Falte!



MARCHA PACÍFICA DE PROTESTO CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO TIBETE POR PARTE DA CHINA

No próximo dia 10 de Março, aniversário da revolta do povo tibetano, em 1959, contra a ocupação e repressão chinesa, serão realizadas marchas pacíficas e acções de protesto em todo o mundo, exigindo o respeito pelos direitos humanos no Tibete, o reconhecimento do direito do povo tibetano à autonomia, a libertação dos presos políticos por parte da China, país que procede a um genocídio étnico e cultural no Tibete e que viola brutalmente os mais elementares direitos de homens e animais.

Estas acções acontecem também no dia em que começará a marcha pacífica de regresso de muitos tibetanos ao Tibete, a partir de Dharamsala, na Índia, inspirada na Marcha do Sal promovida por Gandhi. Estas acções não são contra o povo chinês, mas apenas contra a política do actual governo chinês, que oprime o seu próprio povo e não está à altura da sua grande tradição cultural, onde avultam os valores da milenar sabedoria confucionista, taoista e budista.

Cabe aos portugueses, com uma tradição de humanismo universalista, que tanto se mobilizaram por Timor e que recentemente tão bem receberam Sua Santidade o Dalai Lama, não permanecerem indiferentes a esta nem a nenhuma forma de opressão existente no mundo.

Vimos por isso convidar todos a aderirem à MARCHA PACÍFICA DE PROTESTO que se realizará no dia 10 DE MARÇO, 2ª feira, com concentração no Rossio, pelas 18.30, de onde seguirá para o Largo de Camões e de seguida para o Cais do Sodré.

CONVIDAMOS TODAS AS ASSOCIAÇÕES CÍVICAS E HUMANITÁRIAS A ADERIREM A ESTA MANIFESTAÇÃO



CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA ! DIVULGUE ESTA INICIATIVA !

Não permaneça cúmplice, pela indiferença e pela abstenção, desta e de outras injustiças que há no mundo !


ORGANIZAÇÃO:


União Budista Portuguesa - Cç. Ajuda 246- 1º Dto. Lisboa
Tel. 21 363 43 63
http://www.uniaobudista.pt/


Songtsen - Casa da Cultura do Tibete - Av. Infante Santo, Nº366, R/c Esq.
Tel: 21 390 40 22
http://www.casadaculturadotibete.org/
CONTACTO (Media)
Prof. Paulo Borges
Tm: 91 811 30 21
APOIO:
Amnistia Internacional
http://amnistia-internacional.pt/

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 


 

Vata people



tend to be physically underdeveloped. Their chests are flat and their veins and muscle tendons are visible. Their complexion is tinged brown, while the skin may be cold, rough, dry or cracked. There are usually a few moles present and tend to be dark.


Vata people, in general, are either tall or short, with thin frames that reveal prominent joints due to low muscle develpment. The hair is most often curly and scanty, with thin eyelashes. The eyes may be small, active, perhaps sunken or lacking in lustre and the conjunctiva is dry and somewhat dark. The nails may be brittle or rough; the nose bent or up-turned.



terça-feira, fevereiro 19, 2008

 

Encontro Inter - Religioso

3º Encontro Inter-Religioso de Meditação
20 de Fevereiro - 18h30m

Centro Bahá'í de Lisboa
Av. Ventura Terra, n.º 1 (Metro Telheiras)

Este encontro vem no seguimento de encontros anteriores realizados com muito sucesso.

O 1º encontro realizou-se em 22 de Novembro de 2007, no Centro Nacional de Cultura, a partir da feliz iniciativa da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, e foi apoiado, entusiasticamente, por todas as principais comunidades religiosas portuguesas. Este encontro foi um sucesso, com sala cheia.

A União Budista Portuguesa organizou o 2º Encontro Inter-Religioso de Meditação, em 9 de Janeiro de 2008, no Salão Nobre da Junta de Freguesia das Mercês, tendo-se repetido e mesmo ampliado o sucesso do anterior.

A Comunidade Bahá'í de Lisboa, que desde a primeira hora participou nesta iniciativa, é agora a responsável pela organização do 3º Encontro Encontro Inter-Religioso de Meditação. Assumiu com muito gosto este empreendimento pois o seu propósito enquadra-se perfeitamente nos princípios e ensinamentos de Bahá'u'lláh, que afirmou:
Ergueu-se o tabernáculo da unidade; não vos considereis uns aos outros como estranhos. Convivei com os seguidores de todas as religiões em espírito de amizade e camaradagem. Sois os frutos de uma só árvore, as folhas do mesmo ramo ...
É com o maior prazer que vimos convidar todos os amigos, praticantes das diversas religiões ou tradições para, em conjunto, vivermos momentos de tranquilidade e espiritualidade, unidos pela natureza sagrada presente em cada um de nós.


Começaremos com breves leituras de textos de cada religião ou tradição, intervalados por três minutos de meditação sobre cada um, seguindo-se 25 minutos de meditação em silêncio. No final haverá a possibilidade de os participantes partilharem a sua experiência.
Devido ao reduzido espaço existirão duas sessões, a primeira às 18h30 e a segunda às 19h30, por forma a proporcionar a todos a oportunidade de participar neste encontro.


Contamos com a vossa presença e divulgação desta experiência pioneira em Portugal.
Ó Senhor! ... Une os seres humanos à sombra de Tua generosidade e faze com que se unam em harmonia, de modo a se tornarem como os raios do mesmo sol, as ondas de um só mar e os frutos da mesma árvore...
Comunidade Bahá'í de Lisboa
E-mail:
ael.lisboa@bahai.pt
Tel: 21 759 04 74 TM: 91 713 23 91

 

Tertúlia - 20 Fevereiro



segunda-feira, fevereiro 18, 2008

 


"A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.”


Helen Keller

domingo, fevereiro 17, 2008

 

O SOS Voz Amiga precisa de voluntários !


Quer ser um deles?


O que é o SOS Voz Amiga?
- É um serviço telefónico de ajuda generalista, que existe há quase 30 anos;
- É uma linha destinada a apoiar pessoas em situação de sofrimento devido a solidão, angústia, depressão ou risco de suicídio.


Quais os princípios do SOS Voz Amiga?
- Disponibilidade, aceitação e respeito pela diferença;
- Anonimato, de quem telefona e de quem atende;
- Saber escutar, com atenção, compreensão e respeito;- Procurar uma relação de empatia entre o apelante o voluntário.


Quem procura o apoio do SOS Voz Amiga?
- Pessoas que querem partilhar os seus problemas com um desconhecido que não julga, mas escuta;
- Pessoas em sofrimento, inclusivamente a pensarem em suicídio.
Onde funciona o serviço?
O serviço é prestado em Lisboa e exclusivamente por telefone.
Quem presta ajuda?
- Mulheres e homens, de todas as idades, crenças, estratos sociais, culturais, económicos e profissionais, sem remuneração;
- Que se organizam e disciplinam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional;
- Que se submetem a uma selecção e formação iniciais e recebem de forma continuada apoio e supervisão por técnicos da área da saúde mental
.

O que pedimos aos voluntários?
- Um mínimo de 3 turnos por mês (de 4 horas cada um), sem turnos fixos, podendo escolher o turno e o dia que mais lhe convier;
- Assistir a reuniões semanais, de trabalho e de formação contínua, onde o voluntário pode colocar os problemas sentidos durante o atendimento e ser ajudado pelos técnicos e pelos colegas.


Pode saber mais sobre nós em http://www.sosvozamiga.org/

Se está interessado em ser voluntário, mande um e-mail para http://us.f529.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=sosvozamiga@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

 

Língua Tibetana


Caros Amigos e Amigas,


Agradecemos desde já o V/ contacto, bem como paciência relativamente à constituição desta 2ª turma de estudo da Língua Tibetana.

Encontram-se abertas as inscrições para o novo ciclo de Workshops de Língua Tibetana_Nível Principiante na União Budista Portuguesa, em Lisboa - http://www.uniaobudista.pt/

Como alguns de vós nos contactaram já há alguns meses, gostaríamos p.f. que nos enviassem um email de confirmação, em como desejam de facto iniciar o estudo da língua.

A primeira sessão encontra-se agendada para Sábado dia 23 de Fevereiro, na sede da União Budista Portuguesa, em Lisboa. (Calçada da Ajuda, 246, 1ºD - Autocarros 32, 7 e 14, Eléctrico 18) e os alunos apenas necessitam de trazer um caderno pautado (tipo música) ou de linhas. Uma caneta de feltro escura também é aconselhável.

O horário, sujeito a eventuais ajustes: 15h00-17h00

O custo mensal: 20 euros


As inscrições e pedidos de informação poderão ser efectuados através de Manuela Mouco na U.B.P.
email: sede@uniaobudista.pt Tel: 21 363 43 63 (a partir das 14h30) ou Alexandra Correia
email: workshoplinguatibetana@gmail.com Tm: 93 435 39 61


Saudações

 


Beijing 2008: Race for Tibet

What has the Beijing 2008 Olympics got to do with Tibet?
The IOC awarded Beijing the 2008 Olympic Games in 2001, contending that the Games will
“improve human rights in China”and therefore Tibet. However, as we approach the Games, human rights violations remain systematic and widespread. ICT holds that China and the IOC should be held accountable to the promises they made during Beijing’s bid for the 2008 Olympics.

Is it appropriate to politicize the Olympic Games?
The Olympics have a long history of politicization, including the 1936 Berlin Games and 1980
Moscow Games. Past hosts have used the Games to promote a certain view of their country and
political system. Beijing 2008 will be no different.
By including Tibetan costumes in the Chinese performance at the close of the 2004 Athens Games and choosing a Tibetan animal as one the 2008 Olympic mascots, China is already politicizing the Olympics by deliberately misrepresenting the culture of occupied-Tibet as Chinese.
ICT has grave concerns about the International Olympic Committee (IOC) decision to award the 2008 Olympic Summer Games to China, a communist state that is acknowledged around the
world to be a gross violator of human rights. After a half century, China continues to illegally occupy Tibet where its policies are designed to erode the Tibetan national identity and suppress the fundamental freedoms of the Tibetan people. Such policies are inconsistent with the behavior of great nations.

The goal of the Olympic movement is to build a peaceful and better world and promote international understanding by educating the youth of the world through sport and culture. ICT will therefore actively oppose any attempt by China to misuse the Games or its athletes to misrepresent the relationship between China and Tibet or appropriate what is Tibetan and portray it as “Chinese.”

Opportunity exists in the lead-up to the Games for China to take measures that would promote and protect human rights, including by speaking directly with the Dalai Lama to fi nd a peaceful and legitimate solution for Tibet. As the stresses of Chinese migration, cultural assimilation,
development and environmental degradation escalate in Tibet, so too does the urgency of ICT’s mission to save Tibet.
Therefore, Beijing 2008 is more than sport, it’s a Race for Tibet.

As the Beijing 2008 Games rapidly approach, China must make some tough choices: will China make a mockery of the Games by using them to continue its false claims about its rule in Tibet, or will China work towards a genuine solution for Tibet by reaching an agreement with the Dalai
Lama and gain world acclaim?
The International Campaign for Tibet recommends that: China take up this historic opportunity and show the world that it is a worthy host of the 2008 Olympics by:

• Ending human rights abuses in Tibet; and

• Directly engaging the Dalai Lama to find a negotiated solution for Tibet.

The International Campaign for Tibet works to promote human rights and democratic freedoms for the people of Tibet.
To learn more, visit:
www.savetibet.org

How you can help...

Help make the Beijing 2008 Olympics a catalyst for change in China!

1. Join the Beijing 2008: Race for Tibet team by registering your details at
www.racefortibet.org

2. Link to Us! Do you have your own website or blog? If so, please link to ICT’s
offi cial Beijing 2008: Race for Tibet website:
www.racefortibet.org

3. Sticker, Buddy Icon, Poster. Promote the Beijing 2008: Race for Tibet campaign
and educate others about the situation inside Tibet by using and distributing
ICT’s free stickers, buddy icons and posters available via www.racefortibet.org

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

 
"A vida só pode ser compreendida para trás, mas deve ser vivida para a frente"
Soren Kierkgaard
filósofo dinamarquês

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

 

A Marcha de regresso ao Tibete










Tibetanos no exílio e seus apoiantes realizarão uma marcha de protesto, de cerca de 4000km, entre a Índia e o Tibete.







A marcha começará em Dharamsala, sede do governo Tibetano no exílio e o início está marcado para 10 de Março, data em que se celebra o aniversário da Revolta Tibetana contra a ocupação Chinesa, que teve lugar em Lhasa, capital Tibetana. A chegada ao Tibete coincidirá com o início dos Jogos Olímpicos, que este ano decorrerão em Pequim.

Em entrevista ao jornal indiano Asia News Tsewang Rigdzin, presidente do Congresso da Juventude Tibetana, explicou que a marcha é uma iniciativa não-violenta e de várias associações, que visa fortalecer a resistência Tibetana, bem como mostrar aos Chineses e à comunidade internacional que os Tibetanos realmente desejam voltar ao seu país

Paralelamente encontram-se agendadas, um pouco por todo o mundo, acções directas e protestos não violentos, como forma de consciencialização pública da ocupação do Tibete por parte da China.

À semelhança do que acontecerá noutras capitais mundiais, em Lisboa decorrerá uma Marcha de solidariedade, agendada para 10 de Março.

Consulte http://www.casadaculturadotibete.org/ para obter informações actualizadas.


























terça-feira, fevereiro 12, 2008

 

Quando permitimos que tudo apenas seja, tudo funciona perfeitamente, exactamente como queremos, pois desistimos de querer que seja de outra forma. O truque está em abrir mão de querer.
Quando abandonamos as nossas ideias preconcebidas sobre onde é que a neve deve cair, e deixar que caia onde tem de cair, então não há questões sobre o que fazer.
Em vez de lutar e resistir, podemos ocupar-nos de cada situação conforme acontece.
Ponha o carro em ponto morto. Descontraia-se e deixe que as coisas sejam como são.
Aprecie o quanto tudo funciona na perfeição.


Genpo Roshi

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

 
"The common enemy of all religious disciplines is selfishness of mind. For it is just this which causes ignorance, anger and passion, which are at the root of all the troubles of the world".
HH Dalai Lama

domingo, fevereiro 10, 2008

 

QUEREM ACABAR COM O CONSERVATÓRIO NACIONAL

Já se suspeitava, mas agora é público: o Ministério da Educação quer mesmo acabar com a Escola de Música do Conservatório Nacional. Se depender do Governo, a instituição de quase 180 anos, que já nos deu Maria João Pires, Bernardo Sassetti e tantos outros, tem os dias contados. Já não se trata de destruí-la devagarinho, como até aqui – deixando-a cair aos bocados, com o órgão do século 18 a deteriorar-se ou o Salão Nobre quase a ruir sobre a plateia.

Desta vez, a Ministra quer fazer o serviço de uma só vez. Com três golpes tão rápidos e certeiros que, espera ela, ninguém vai sequer perceber o que se passa.
O primeiro golpe é acabar com os Cursos de Iniciação. Crianças dos 6 aos 9 anos de idade vão deixar de ter acesso às 6 horas semanais de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática hoje ministradas pelo Conservatório.
O segundo golpe é matar o Ensino Articulado. Adolescentes com talento musical já não poderão conciliar a formação artística de alto nível do Conservatório com a frequência às outras matérias da sua escola habitual. Quem quiser ser músico, a partir de agora, tem que decidir profissionalizar-se aos 10 anos de idade – sem poder voltar atrás.
Por fim, o golpe de misericórdia é dar cabo do Ensino Supletivo – o regime que tem formado, ao longo dos anos, a maior parte dos músicos portugueses. De Alfredo Keil a Pedro Abrunhosa, passando por centenas e centenas de outros. Sem músicos, sem público educado para a música, já se vê o que a Ministra pretende: reduzir-nos ao silêncio.Mas você não vai aceitar, pois não?

No dia 11 de Fevereiro, o Conservatório será visitado pela comissão nomeada pelo Ministério para aplicar estes 3 golpes ao ensino da música. Querem fazê-lo à boa moda deste Ministério: rápida e discretamente, como um facto consumado.

Contamos consigo para recebê-los com música. E com muito barulho.

Segunda feira, dia 11 de Fevereiro, às 10 da manhã, junte-se ao Coro de Protestos do Conservatório Nacional.

Se é músico, traga o seu instrumento.
Se é pai de aluno, traga os seus filhos (sabemos que o dia é mau e a hora incómoda, mas ficar sem o Conservatório ainda seria pior).
Se é um simples amante da música, traga a sua voz.
Vamos gritar tão afinados que até a Ministra, que faz o género surda, vai ter que ouvir.

Passe esta mensagem adiante. Dê um lamiré aos amigos, aos outros pais de alunos, àquele primo jornalista, aos colegas de orquestra ou da banda. E não falte.
Vamos salvar enquanto é tempo a Escola de Música do Conservatório Nacional.
Luís Cardoso
http://criticademusica.blogspot.com/

sábado, fevereiro 09, 2008

 

O que são Alimentos Transgénicos ?


Os alimentos transgénicos ou geneticamente modificaods (também conhecidos por OGM, GMO ou GM) são produzidos com plantas que foram criadas artificialmente no laboratório graças a técnicas recentes.

No melhoramento tradicional de plantas, feito desde há milhares de anos, só é possível cruzar espécies semelhantes - os peixes não são compatíveis com morangueiros! Mas a engenharia genética permite manipular o património hereditário de uma planta, acrescentando-lhe um ou vários genes de organismos totalmente diferentes, como os vírus, bactérias, animais ou fungos...e criar variedades transgénicas que nunca se poderiam obter pelas prácticas tradicionais.


Neste momento existem no mercado dois grandes grupos de transgénicos (os que são resistentes a herbicidas e os que produzem os seus próprios insecticidas) e quatro espécies agrícolas com variedades GM: milho, soja, colza (um tipo de couve usado para óleo) e algodão.


Serão bons para o ambiente? Comportam riscos para a sáude?Ajudam os agricultores a produzir mais? Esteja atento/a e continue a ler para saber mais pormenores!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

 


 

LOSAR TASHI DELEK !!!


Excelente Ano do Rato - Terra



segunda-feira, fevereiro 04, 2008

 
ORAÇÕES E PRÁTICAS NO TEMPLO DA OGYEN KUNZANG CHOLING / OS TIBETANOS

Orações diárias:
Convidamos todos os interessados a participar nas práticas de oração diárias:
Semana 7.15 e 21.30
Sábados, Domingos e feriados 9.00 e 21.30

Cerimónias de oferenda de Tsok:
Estas cerimónias realizam-se tradicionalmente no 10° e 25° dias do mês lunar tibetano e têm lugar durante a oração da
manhã e são abertas a todos.

LOSSAR: NOVO ANO TIBETANO DO RATO DE TERRA
Para comemorar o Novo Ano Tibetano realizam-se algumas práticas suplementares:
4ª Feira – 6 de Fevereiro
22h30 – 24h00: Sessão de prática

5ª Feira – 7 de Fevereiro, 1º dia do ano
09h00 – 10h15: Oração da manhã
11h30 – 12h30: Cerimónia de Oferendas

A Ogyen Kunzang Chöling foi fundada na Índia, por Kyabjé Kangyur Rinpoche, Mestre muito venerado do Tibete
oriental, tendo-se estabelecido no Ocidente, sob o seu impulso. Pertencente à Escola Nyingma do Budismo Tibetano, a
Ogyen Kunzang Chöling compõe-se de vários centros de estudo e de prática que foram criados, com os conselhos de
Pema Wangyal Rinpoche, pelo Lama Kunzang. O centro de Lisboa foi fundado em 1979 e o de Humkara Dzong, no
Algarve em 1982.
Presentemente, a Ogyen Kunzang Chöling encontra-se sob a autoridade de Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche, abade
dos Mosteiros de Shechen e neto e herdeiro espiritual de Khyentse Rinpoche. Os centros Ogyen Kunzang Chöling são
dirigidos por Pema Wangyal Rinpoche e Lama Kunzang.
Ogyen Kunzang Chöling

Escola do Budismo Tibetano Nyingma
117, Rua do Salitre – 1250-198 Lisboa
Tel: 213142038 Fax: 21 315 15 24
www.okc-net.org www.tibetanos.com
lx@okc-net.org restaurante@tibetanos.com

 

Comemorações do Losar - Ano Novo Tibetano


Como habitualmente, os praticantes do budismo tibetano e todos os interessados reunir-se-ão para celebrar a passagem do Ano Novo Tibetano, de 6 para 7 de Fevereiro. Sugere-se que cheguemos um pouco mais cedo para estabilizarmos a mente com uma prática meditativa. Recordamos que o modo como se viver esta passagem, bem como os primeiros 15 dias seguintes (Dias dos Milagres feitos pelo Buda), é considerado muito poderoso em relação ao decurso de todo o ano.
Sugere-se também que façamos oferendas em dinheiro para a próxima libertação de animais (cf. informação no nosso site), prática muito poderosa para beneficiar doentes, moribundos e pessoas recentemente falecidas.

18h30-20h00: Prática de meditação, oração e mantras

20h00-21h00: Jantar (traga a sua contribuição, vegan ou vegetariana, bem como uma tigela, pois será oferecida uma sopa especial, "guthuk")

21h00-22h00: Projecção do filme Milarepa

22h30-24h00: Nova prática nos Tibetanos (R. Salitre, 117)

"Manda a tradição que na véspera do Ano Novo Tibetano se sirva uma sopa especial de nome guthuk. Para além do caldo, a sopa é composta por pequenas bolinhas de massa dentro das quais são colocados diversos ingredientes, cada qual com um significado brincalhão ligado ao carácter da pessoa que os comerá ! Desta forma, se dentro da nossa bolinha da sopa encontrarmos por exemplo uma malagueta, tal significará que a pessoa é muito faladora, tem a língua muito "afiada" ! Se encontrarmos ingredientes de cor branca, tais como sal, lã ou arroz tal é um muito bom sinal, significa que somos gentis e ternurentos !"

Para saber mais, traga a sua taça e venha provar o guthuk tibetano!


Que todas estas actividades sejam feitas com o Bodhicitta, pelo bem de todos os seres sensíveis !


União Budista Portuguesa
Calçada da Ajuda, 246 - 1ºDto
1300-012 Lisboa
213634363
sede@uniaobudista.pt
http://www.uniaobudista.pt/

This page is powered by Blogger. Isn't yours?