sábado, janeiro 05, 2008
Ensinamento de Tulku Pema Rinpoche
"A ignorância, o desejo, o apego, a cólera, a raiva, a aversão, o orgulho ou o ciúme são males muito mais graves que o cancro ou a sida.
Preocupamo-nos menos com eles, não sentimos forçosamente necessidade de os curar. E no entanto, se reflectirmos bem, reparamos que estes venenos mentais insidiosos são particularmente virulentos.
Eles acorrentam-nos ao ciclo dos renascimentos e fazem-nos sofrer nesta vida, preparando as causas kármicas de sofrimentos para incontáveis vidas futuras.
No entanto, temos em nós o mais poderoso dos antídotos que tem a capacidade de erradicar a raiz do sofrimento. É a base desperta da nossa natureza de Buda. Quando nos religamos a ela, é como se nos fossemos tratar num hospital muito especial, o hospital dos Bodhisattvas.
Da natureza de Buda, recebemos directamente as bençãos poderosas da sabedoria iluminada, muito mais eficazes que a radio ou a quimioterapia! Elas transmitem-nos uma energia formidável de cura e de transformação, para nós próprios e para os outros, porque estamos de facto ligados a todos os seres. E, no hospital dos Bodhisattvas, nós cuidamos das doenças da vida actual e das doenças do futuro de u número incalculável de seres."
Ensinamento inédito, Chanteloube, Maio de 2003