sexta-feira, dezembro 14, 2007

 

Formação de Professores de Yoga Vyayam


<--- Sri Dierendra Bramachari, pai do Yoga Vyayam


O Vyayam, que na sua origem foi uma disciplina utilizada por guerreiros, pode hoje em dia ser praticado por todo o tipo de pessoas, em todas as idades, na medida em que desenvolve diferentes técnicas para todas elas e ajuda a melhorar a qualidade das suas vidas.


Praticar Vyayam proporciona-nos bem-estar físico e força, aumenta a nossa capacidade de desfrutar da vida e permite-nos alcançar a felicidade. O Vyayam foi transmitido de mestre para discípulo, numa sucessão contínua até aos nossos dias. E embora seja uma sorte ter este livro à nossa disposição, aceder à prática sob a orientação de um instrutor qualificado evitar-nos-á possíveis problemas e permitirá que avancemos com maior rapidez.
Observa-se muitas vezes o desenvolvimento de uma série de defeitos nos principiantes, ou mesmo em praticantes mais avançados, os quais podem causar lesões a longo prazo, se não forem corrigidos por uma pessoa qualificada.


É possível aprender Vyayam através das actividades desenvolvidas pela Escola Tradicional de Vyayam. Cursos, seminários, conferências, jornadas e, em particular, o grande curso de formação docente, o qual consta de três níveis:
I. Nível preparatório, 100 horas.
II. Nível instrutores, 100 horas. III. Nível professores, 200 horas.
A participação em todas estas actividades pode ter como objectivo a preparação para se leccionar ou apenas o aprofundamento da prática.
Curso de formação docente
Estruturado especialmente para oferecer aos interessados a opção de se aproximarem da profundidade do seu ensino. O curso qualifica quem o recebe para:
1. Praticar o Vyayam de um modo mais preciso.
2. Conhecer a sua filosofia e a sua terapêutica.
3. Trabalhar individualmente e ter recursos suficientes para cuidar da saúde física, emocional e espiritual.
4. Ensinar no futuro, após aceder ao curso de Instrutores de o Vyayam.
O ensino ao longo de toda a formação fundamenta-se numa combinação de três disciplinas conhecidas como TRIKA, tríade: Hatha Yoga, Vyayam e Dança. Complementa-se com Ayurveda básico, a filosofia de base do Tantra, psico-somatologia e introdução ao Samskrita e filosofia da linguagem.
O estudo de cada um dos tópicos que assinalamos no programa, descrito mais adiante, é acompanhado pela prática de uma ou mais tábuas de Vyayam, conforme os casos, e desenvolve-se segundo três níveis.
Conteúdos do programa
1. Programa Principal de Iniciação ao Vyayam
1.1. Significado do Vyayam.
1.2. A força do vento e o corpo saudável.
1.3. Os princípios básicos do Vyayam.
1.4. Anatomia energética.
1.5. Ayurveda
1.5.1. Origem do Ayurveda.
1.5.2. Bases e princípios do Ayurveda: os cinco elementos e as três energias
1.5.3. Doshas e gunas: características de cada um deles.
1.5.4. Os sete dhatus, a sua formação e manutenção.
1.5.5. Os seis sabores, a sua influência na saúde.
1.6. Os cinco princípios para haver saúde e harmonia.
1.7. Anatomia e fisiologia: ossos, músculos, articulações, circulação, respiração, digestão, excreção.
1.8. Anatomia energética e a sua relação com a anatomia fisiológica.
2. Programa de formação
2.1. A aprendizagem da contemplação.
Estabelecimento das bases para uma vida meditativa e introspectiva que potencie as capacidades inatas e desperte as potencialidades criativas e autocurativas.
2.2. A aprendizagem da purificação do corpo.
Purificação dos elementos essenciais: a terra, a água, o fogo, o ar e o éter.
2.3. Aprendizagem da respiração. Introdução à ciência da respiração. Svarodaya, estudo dos cinco pranas e drenagem dos nadis (canais energéticos)
2.4. A aprendizagem da relaxação.
Através da quietude do corpo, instalando no nosso interior a capacidade de projectar a relaxação na própria acção, no quotidiano.
A serenidade obtém-se quando permitimos que a mente tenha uma actividade justa e necessária.
2.5. A aprendizagem da ignição das seis potências.
Conexão e desconexão entre o corpo subtil e físico. Os chakras, a sua composição e influência no corpo, na mente e no espírito. Como purificá-los e activá-los.
2.6. A aprendizagem do pensamento positivo.
Com um pensamento positivo, dotamos o corpo de maior saúde e harmonia, combatemos mais eficazmente as doenças e enchemos as nossas vidas de luz. Aprendemos a. não suprimir os pensamentos negativos, mas sim a transformá-los em positivos.
2.7. A aprendizagem da energia curadora.
A saúde é aquilo que integra a pessoa consigo própria. Temos uma força interna que podemos utilizar para nos curarmos a nós mesmos e aos outros, e também para sermos muito mais receptivos aos tratamentos. Estudam-se os cinco princípios básicos da autocura.
2.8. A aprendizagem da sensibilização dos três corpos.
Todo o ser humano, independentemente do seu grau de evolução, possui potencialmente elevados poderes. Estudam-se os oito passos para adquirir esse poder.
2.9. A aprendizagem da meditação Samyama.
Samyama são directivas de aquisição qualitativa que reforçam a mente, proporcionando poder sobre a natureza das coisas, animais e pessoas. E o domínio sobre a natureza profunda de qualquer coisa, é unir um objecto com um sujeito; em termos das escrituras do Tantra, significa unir o meditante ao objecto da sua meditação.
2.10. A aprendizagem da Invocação do Poder dos três Deuses. Do espírito deriva a felicidade. A vida está repleta de felicidade, que se transforma em energia vital. Estu­dam-se as três forças divinas reguladoras da vida: o poder Criador, o poder Conservador e o poder Des­truidor.
2.11. A aprendizagem da Invocação do Poder das três Deusas. Os seres humanos têm em si a dualidade da força mas­culina e feminina, o positivo e o negativo, e através da sua invocação adquirimos o conhecimento energético da dualidade profunda que se manifesta em nós como respiração. Estudam-se as três forças divinas consortes dos três poderes: Criador, Conservador e Destruidor.
3. Visão global dos conhecimentos adquiridos
Encerramento magistral e projecção dos conhecimentos adqui­ridos na vida diária.


Datas previstas (Falta agendar ainda 1 seminario residencial e mais 3 fins de semana):
Lisboa: 26 e 27 de Janeiro / 23 e 24 de Fevereiro / 29 e 30 de Março / 26 e 27 de Abril / 24 e 25 de Maio / 29 e 30 de Junho / 27 e 28 de Julho / Agosto férias
Porto: 2 e 3 de Fevereiro / 1 e 2 de Março / 5 e 6 de Abril / 3 e 4 de Maio / 1 e 2 de Junho / 6 e 7 de Julho / Agosto férias
Informações:
Lisboa: 960448999 / 919075904 / 217930167 (das 20 as 22 hs) E-mail:
lisboa@ayurvedica.org
Porto: 962076111 / 935636331 / E-mail:
porto@ayurvedica.org

Para mais informações acedam p.f. a
www.ayurvedica.org

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?