segunda-feira, junho 19, 2006

 

Tipos de Óleos Usados na Massagem




A Medicina Ayurvédica recomenda o uso de óleos medicinais de modo a alcançarmos os melhores benefícios da massagem terapêutica Indiana.
Segundo a visão oriental, os óleos são nutrientes para a pele, pois contêm proteínas e hidratos de carbono que são absorvidos e assimilados pela epiderme. Tal previne a secura, contribui para o brilho da pele e evita o envelhecimento prematuro.A massagem indiana é realizada com óleos que serão escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente. Os melhores tipos de óleos são aqueles feitos com sementes de plantas e cultivadas organicamente.

ÓLEO DE MOSTARDA
Goza de grande popularidade na Índia. É um óleo amargo, picante, leve e quente. Tem efeitos positivos em doenças causadas por Vata e Kapha, sendo que aumenta Pitta, bem como o calor corporal. Nos casos de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda à cânfora traz bons resultados.
ÓLEO DE GERGELIM
É também muito popular no Oriente, sendo muitas vezes utilizado como base para outras formulações de óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente e natureza quente. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicado nas doenças causadas por Vata e Kapha aumentados. Também aumenta o Pitta corporal. O gergelim é rico em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendo indicado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca, nutrição dos cabelos (é muito usado na massagem da cabeça ) e reumatismo. Uma massagem na planta dos pés com este óleo antes de deitar tem forte poder calmante sobre o organismo, favorecendo o sono.
ÓLEO DE CÔCO
É usado como base de muitos cosméticos e sabonetes. A planta apresenta sabor doce e propriedades refrescantes, estando indicada nas pessoas com Pitta excessivo no corpo. Na Índia, este óleo é muito utilizado em queimaduras, eczemas e micoses devido à sua propriedade anti-séptica. É muito utilizado pelas mulheres no Oriente, pois deixa os cabelos saudáveis e bonitos.A massagem com óleo de côco refresca o calor corporal, auxiliando o corpo a absorver mais prana do ar. Na Índia, o côco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.
ÓLEO DE AMÊNDOAS
É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades quentes e sabor doce. É indicado para pessoas que têm Kapha aumentado. Deve ser colocado ao sol durante 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas. Misturado com leite é usado como tónico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é óptimo para os músculos, aumenta a vitalidade, sendo indicado para inchaços e securas da pele.No Oriente também é utilizado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.
ÓLEO DE RÍCINO
Possui sabor doce, amargo,adstringente e propriedades quentes. Está indicado para pessoas com Vata aumentado, pois alivia a secura da pele. O óleo de rícino possui propriedades curativas e nutritivas e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, está indicado em casos de constipação, gases, cólicas e úlceras. Também auxilia na eliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e actua como afrodisíaco, quando misturado com o leite, aumentando a longevidade.
Adaptado de um artigo do Dr. Aderson Moreira da Rocha Diretor/Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda aderson@openlink.com.br

sexta-feira, junho 16, 2006

 

Sabedoria


quinta-feira, junho 15, 2006

 

Massagem Ayurvédica




O QUE É

A Massagem Ayurvédica integra o milenar sistema médico Indiano, conhecido como Medicina Ayurvédica.
Existem vários tipos de Massagens Ayurvédicas sendo que a técnica utilizada na Massagem que lhe será realizada inclui a execução de movimentos, pressões e manobras de tracção, consoante a condição de cada paciente.


A Massagem Ayurvédica realiza-se com o auxílio de óleo vegetal, sendo este escolhido de acordo com o dosha predominante do paciente, bem como com algum desequilíbrio físico do paciente, no caso de existir.
Na execução da Massagem a terapeuta utilizará tanto as mãos, como os braços, os punhos, os joelhos e os pés. De salientar que a simples menção à realização da Massagem com os pés, pode originar algum espanto ou mesmo receio por parte do paciente que a irá receber, mas tal é um procedimento seguro e indolor.


BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios da Massagem Ayurvédica. Os movimentos contínuos e repetidos activam e estimulam a circulação sanguínea e linfática, promovendo desta forma a eliminação das toxinas existentes no nosso organismo.
Por outro lado, a massa muscular sente-se regenerada, daí que a sensação de leveza que muitos pacientes relatam após uma sessão de Massagem seja uma consequência natural da mesma. Os nossos órgãos internos também beneficiam da Massagem, não só ao nível dos movimentos e pressões realizadas mas também porque a Massagem Ayurvédica promove o reequilíbrio dos nossos órgãos mais fustigados.
As qualidades drenantes da Massagem acrescidas dos benefícios que esta tem ao nível dos tecidos corporais fazem dela também uma excelente forma de cuidar esteticamente do corpo. Esta é uma das razões pela qual a Massagem Ayurvédica é também incluída nos tratamentos de rejuvenescimento Indianos.


Mas, os benefícios da Massagem não se centram somente no aspecto físico do nosso corpo. A Massagem Ayurvédica influi positivamente no nosso estado mental e espiritual.
No decorrer da Massagem, os chakras são estimulados e gradualmente somos invadidos por uma sensação de calma e paz. Estados mentais mais negativos, como os caracterizados pela ansiedade, o stress, o rancor e etc. vão-se progressivamente desvanecendo, sendo substituídos por uma sensação de acalmia.

Na Massagem Ayurvédica para além de tudo o quer acima foi descrito, existe uma troca e ao mesmo tempo uma transmutação.
Existe uma motivação pura por parte do paciente de trazer algum bem-estar ao paciente, de lhe proporcionar uma condição física e mental mais equilibrada, e o paciente ao requerer a Massagem permite que essa troca se realize, de facto.


A SESSÃO

A sua sessão de Massagem Ayurvédica será realizada num ambiente propício à mesma, e no decorrer da massagem o silêncio será mantido entre paciente e terapeuta.
A sua primeira sessão será antecedida de uma pequena conversa com a terapeuta, de modo a que esta possa tomar conhecimento da sua condição e realizar o teste dos doshas, cujo resultado influirá na escolha do óleo a ser utilizado e orientará a Massagem.
A duração da sessão variará entre os 45m e 1h30m e não se restringe somente a uma sessão. O número de sessões é determinado entre o paciente e o terapeuta, tendo em conta o objectivo a atingir.
Por último resta salientar que a Massagem se realiza sempre com roupa, sendo que a maioria dos pacientes opta por utilizar bikinis, no caso das senhoras, e calções de banho, relativamente aos senhores.
Preferencialmente não devem ser ingeridos alimentos com qualidades fortes, até duas horas antes da sessão, pois tal afectará negativamente a execução da massagem.


Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, por favor, não hesite em contactar.


quinta-feira, junho 08, 2006

 

Soft Starting!



Olá!

é com muita Alegria que comunico o início de uma temporada de sessões de Massagem Ayurvédica!

Numa época caracterizada pela fugacidade dos relacionamentos humanos, pela rapidez de tudo e de todos, somos facilmente assolados por variadíssimos problemas tanto de ordem física como psicológica.

No entanto, não podemos nem nos devemos esquecer que a nossa Vida é demasiado breve, tão breve como um passo de dança num bailado, ou as folhas esvoaçantes do Outono, dizem-nos os mestres Tibetanos.

Desta forma, é imperioso consciencializarmo-nos das nossas prioridades, daquilo que realmente interessa, e em tal investirmos. ou se fôr o caso, por tal lutarmos!

A Massagem Ayurvédica surge-nos da Índia ancestral, essa civilização milenar que tão sabiamente soube combinar o cuidado físico com o aspecto mais espiritual do nosso ser.

Desta forma promove não só um acrescido relaxamento mas também uma óptima sensação de vitalidade.

Os tecidos musculares são trabalhados, a circulação sanguínea e linfática é acelerada, promovendo desta forma a eliminação das toxinas.

Por seu turno os nossos orgãos são positivamente afectados pela massagem e gradualmente os desiquílibrios energéticos existentes são corrigidos.

As finais manobras de tracção aliviam particularmente as dores musculares e realinham a coluna dorsal.


Não há como experimentar!


Fico à espera do vosso contacto, abraços e uma boa semana!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?