quarta-feira, dezembro 13, 2006

 

Psoríase


A psoríase é um problema de pele que ocorre quando as células da pele se multiplicam muito rapidamente.

Desta forma, as novas células acumulam-se na superfície da pele criando manchas vermelhas e inchadas, cobertas por escamas brancas.

A psoríase pode surgir em qualquer parte do corpo, mas costuma ser mais frequente no couro cabeludo, nos joelhos, tornozelos, nas nádegas, bem como nos cotovelos.

Entre as causas subjacentes encontramos:

- factores genéticos
- dieta ou função hepática inadequada
- dificuldade na digestão das proteínas
- stress
- alterações hormonais
- queimaduras solares
- doença ou infecção
- determinados medicamentos

O melhor tratamento para a psoríase consiste em estimular o organismo a eliminar as toxinas, bem como no fortalecimento do sistema imunológico.

Desta forma beba bastantes líquidos (água, sumos verdes e chás de ervas desintoxicantes), aumente a ingestão de fibras e prefira proteínas de fácil digestão (como peixe, tofu e feijões.)
Tome diariamente 10 gramas de um óleo de peixe, na medida em que contendo EPA, este tem propriedades antiinflamatórias. Ou então opte pelas sementes de linhaça (ou seu óleo) e tome 1 a 2 colheres de sopa por dia.
Não deixe de ingerir alimentos ricos em vitamina A e B12 bem como zinco, na medida em que pessoas com psoríase geralmente têm deficiência dos mesmos.
Afasta-se de alimentos com muita gordura, açucar, bem como fritos e evite tanto o álcool como a cafeína.

Um programa de desintoxicação reduz os resíduos tóxicos e leva ao sistema digestivo a funcionar com mais eficiência. Talvez se aperceba que a desintoxicação e principalmente o jejum, provoca ou agrava um episódio de psoríase, mas tal ocorre porque as toxinas estão a ser eliminadas com mais velocidade. É natural que depois observe uma melhoria da sua pele.

Como pode a terapia Ayurvédica, através das massagens, auxiliar?
Tanto a massagem Ayurvédica como a massagem Marma Abhyanga promovem um fortalecimento do sistema imunológico, na medida em que a sua acção tem repercussões benéficas ao nível dos sistemas digestivo, circulatório e respiratório.
Afecta ainda positivamente, através da estimulação das suas funções, orgãos como o intestino, a bexiga, o fígado, o estômago, a vesícula biliar e o pâncreas.
Consequentemente a eliminação de toxinas é acelerada, e a pele ganha em nutrição bem como em tónus muscular.
O relaxamento e a sensação de calma que estas massagens produzem, alivia tensões em pacientes cuja psoríase seja provocada pelo stress e "recarrega as baterias" de quem necessita.

Bibliografia:
"Tratamentos Naturais"
Balch& Stengler, 2005, Editora Campus


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?