segunda-feira, novembro 27, 2006

 

Alergias



Em Portugal, as alergias têm aumentado nos últimos anos e atingem já cerca de um terço da população. O aumento da poluição e a mudança de hábitos de vida são os principais responsáveis.
As alergias, podem revelar-se de várias formas - febre dos fenos, rinite alérgica, asma e outras alergias respiratórias ou alergias cutâneas e alergias digestivas. Em muitos casos não estão relacionadas com as épocas do ano.

A rinite alérgica tem como agentes mais comuns os ácaros e os pólens e caracteriza-se pela presença de espirros, rinorreia, obstrução nasal, prurido conjuntival, nasal e faríngeo e lacrimejo. A rinite alérgica atinge cerca de 30 por cento da comunidade e é mais frequente nas mulheres.
É também o distúrbio mais comum entre as crianças, afectando-lhes seriamente a qualidade de vida. Enfraquecimentos funcionais, problemas comportamentais e diminuição da capacidade de aprendizagem, logo do rendimento escolar, são algumas das principais consequências. Sem mencionar os problemas que se alargam a todo o meio familiar.

O reconhecimento precoce da rinite alérgica e o tratamento adequado podem ajudar a evitar distúrbios associados das vias aéreas, como a otite média exsudativa.
As crianças a quem são administrados medicamentos com efeitos sedantes sofrem uma diminuição das capacidades de aprendizagem ou sentem-se mais deprimidas.
Existe uma relação entre a sedação provocada pelos anti-histamínicos e a diminuição do rendimento intelectual. Por este facto, os médicos procuram cada vez mais prescrever apenas medicamentos que não tenham efeitos secundários prejudiciais ao desempenha físico e intelectual do paciente, sobretudo quando se trata de crianças.

A rinite alérgica é normalmente provocada pelo pólen e pelos ácaros. Assim, a doença tanto pode estar associada à sazonalidade como não. Se o pólen for o principal agente, então é provável que a chegada da Primavera potencie a sua ocorrência.
Mas os ácaros estão presentes durante todo o ano. A humidade e as altas temperaturas são as condições ideais para o seu desenvolvimento. Desta forma, para combater os ácaros e diminuir os riscos de rinite alérgica deve-se manter um combate permanente e meticuloso contra o pó.

Dez regras para evitar as alergias
1. Não tenha alcatifas em casa porque são as melhores amigas dos ácaros, provocando, assim, reacções alérgicas
2. O pó é perigoso. Tente manter tudo bem limpo
3. Os colchões e almofadas podem provocar doenças alérgicas por causa dos ácaros.
4. Num único colchão existem milhões de ácaros. Por isso, proteja também os colchões e as almofadas com coberturas especiais
5. As casas mal construídas devem ser evitadas. A humidade no lar ou no local de trabalho é um passaporte para outras complicações mais graves
6. É preciso ter cuidado com as flores na Primavera, nomeadamente com o pólen que delas emana
7. Na época da polinização, atenção às janelas de casa ou do carro
8. Certos alimentos podem provocar reacções alérgicas
9. Atenção aos medicamentos. Se houver qualquer reacção adversa deve consultar imediatamente o médico
10. Uma picada de insecto pode provocar alergias

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da
"Farmácia Saúde"

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?