quarta-feira, julho 12, 2006

 

Pitta




É o fogo biológico, a bílis.

Literalmente significa “aquilo que digere” ou mesmo “aquecer, cozinhar, transformar”.

Isto é, Pitta é o poder que temos para digerir aquilo que comemos. E não só.

Também nos dá o poder de digerirmos as nossas experiências de vida, a chamada “digestão mental”, bem como a capacidade de entendermos a realidade.

Pitta é então o nosso fogo interno, a chama acesa que alimenta o nosso entusiasmo na vida, a nossa alegria e o nosso riso. Tem como expressões negativas a competição exacerbada, a ira e o desejo de controlo.

As pessoas Pitta caracterizam-se por um corpo mediano, bem desenvolvido.
O andar é sereno e a rapidez dos passos mediana.
Têm uma voz forte, firme e alta, um discurso convincente.
A pele é clara, macia, brilhante, quente e tende a bronzear-se com rapidez, quando ao sol.
Estas pessoas têm tendência a ter borbulhas, vermelhidão facial, sinais, bem como manchas cutâneas.
O cabelo é fino e macio, de cor clara ou mesmo avermelhada, com tendência a embranquecer prematuramente.

A face é arredondada, o queixo é muitas vezes pontiagudo. O pescoço tem um tamanho mediano. Assim como o nariz, que pode ser pontiagudo.
Os olhos apresentam um tamanho mediano e são geralmente de uma tonalidade clara e brilhante. Estes têm tendência a ficar avermelhados, no Verão ou após o banho.
A boca é média assim como os lábios e os dentes. Estes têm tendência a amarelecer.

As pessoas Pitta têm uma mente alerta e focada. São pessoas muito temperamentais, daí que na sua natureza encontremos predominantemente traços de irritação, inveja e agressividade.
São pessoais bastante articuladas, orgulhosas e que aprendem com facilidade. Têm tendência a discriminar e a julgar.
Demonstram um elevado sentido de responsabilidade e de eficácia, ao nível da tomada de decisões. Têm boas capacidades de organização.
São pessoas argumentativas, com sentido de humor e uma memória excelente.
Apreciam os prazeres sensoriais moderadamente. Gastam dinheiro de uma forma moderada, sendo que quando o fazem apreciam artigos de valor.

As pessoas Pitta têm uma digestão rápida e as suas funções de eliminação funcionam com regularidade. São pessoas que dormem bem.
Devem comer pequenas refeições ao longo do dia e a comida pode ser tanto fria como quente, ausente de condimentação em excesso.
Os sabores mais adequados a estas pessoas são: doce, amargo e adstringente.

O exercício físico pressupõe uma actividade moderada, de carácter não-competitivo e preferencialmente que envolva o elemento água. Exemplos: corrida, natação, hidro-ginástica, pólo aquático, yoga, ciclismo e levantamento de pesos.

As pessoas Pitta devem ter em conta determinados factores que aumentam o referido Dosha e dessa forma conduzem a uma situação de desequilíbrio, ou agravam o desequilíbrio já existente.
Assim, devem ser evitados: a exposição exagerada ao sol; Ingerir em demasia carne vermelha, sal, condimentos ou comidas de sabor azedo; Refeições irregulares; Práctica de exercício físico nas horas de maior calor; Antibióticos; Excesso de trabalho intelectual; Álcool; Cansaço; Raiva, ódio e medo.


Pitta comanda a transformação, a idade adulta, o metabolismo, os sabores azedos e picantes, o final da Primavera e o Verão, bem como o meio-dia e a meia-noite.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?