segunda-feira, junho 19, 2006

 

Tipos de Óleos Usados na Massagem




A Medicina Ayurvédica recomenda o uso de óleos medicinais de modo a alcançarmos os melhores benefícios da massagem terapêutica Indiana.
Segundo a visão oriental, os óleos são nutrientes para a pele, pois contêm proteínas e hidratos de carbono que são absorvidos e assimilados pela epiderme. Tal previne a secura, contribui para o brilho da pele e evita o envelhecimento prematuro.A massagem indiana é realizada com óleos que serão escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente. Os melhores tipos de óleos são aqueles feitos com sementes de plantas e cultivadas organicamente.

ÓLEO DE MOSTARDA
Goza de grande popularidade na Índia. É um óleo amargo, picante, leve e quente. Tem efeitos positivos em doenças causadas por Vata e Kapha, sendo que aumenta Pitta, bem como o calor corporal. Nos casos de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda à cânfora traz bons resultados.
ÓLEO DE GERGELIM
É também muito popular no Oriente, sendo muitas vezes utilizado como base para outras formulações de óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente e natureza quente. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicado nas doenças causadas por Vata e Kapha aumentados. Também aumenta o Pitta corporal. O gergelim é rico em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendo indicado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca, nutrição dos cabelos (é muito usado na massagem da cabeça ) e reumatismo. Uma massagem na planta dos pés com este óleo antes de deitar tem forte poder calmante sobre o organismo, favorecendo o sono.
ÓLEO DE CÔCO
É usado como base de muitos cosméticos e sabonetes. A planta apresenta sabor doce e propriedades refrescantes, estando indicada nas pessoas com Pitta excessivo no corpo. Na Índia, este óleo é muito utilizado em queimaduras, eczemas e micoses devido à sua propriedade anti-séptica. É muito utilizado pelas mulheres no Oriente, pois deixa os cabelos saudáveis e bonitos.A massagem com óleo de côco refresca o calor corporal, auxiliando o corpo a absorver mais prana do ar. Na Índia, o côco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.
ÓLEO DE AMÊNDOAS
É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades quentes e sabor doce. É indicado para pessoas que têm Kapha aumentado. Deve ser colocado ao sol durante 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas. Misturado com leite é usado como tónico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é óptimo para os músculos, aumenta a vitalidade, sendo indicado para inchaços e securas da pele.No Oriente também é utilizado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.
ÓLEO DE RÍCINO
Possui sabor doce, amargo,adstringente e propriedades quentes. Está indicado para pessoas com Vata aumentado, pois alivia a secura da pele. O óleo de rícino possui propriedades curativas e nutritivas e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, está indicado em casos de constipação, gases, cólicas e úlceras. Também auxilia na eliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e actua como afrodisíaco, quando misturado com o leite, aumentando a longevidade.
Adaptado de um artigo do Dr. Aderson Moreira da Rocha Diretor/Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda aderson@openlink.com.br

Comments:
SEU ARTIGO ESTA MUITO BOM. MAS SENTIR FALTA DE ALUNS OLÉOS COMO: DE SESAMO PRETO; SANDALO E NOZES. SE FOR POSSIVEL GOSTARIA DE VER ELES ACRESCENTADO NO SEU ARTIGO.

SOU MASSOTERAPEUTA E ESTOU INDICANDO O SEU SITE PARA OS MEUS AMIGOS, POIS A FALA É CLARA E ESCLARECEDORA.

PAULA GOMES.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?